Quem Somos

Somos apaixonados pelo Magnésio e todos os benefícios que esse mineral possibilita no corpo humano. Só existe vida no planeta terra, graças ao magnésio.

magnésio é um elemento químico de símbolo Mg. É o oitavo elemento mais abundante no planeta, onde constitui cerca de 2,5% da sua massa, e o nono no Universo conhecido, no seu todo. A alta solubilidade dos iões de magnésio na água assegura-lhe a posição como terceiro elemento mais abundante na água do mar.

O magnésio foi descoberto em 1755 pelo escocês Joseph Black na cidade de Magnesia. O magnésio é um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumínio.

Possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio.

ONDE PODE SER APLICADO?

O elemento magnésio e suas diversas substâncias servem para diversas aplicações no dia-a-dia, sendo os principais:

• Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço, metais não ferrosos, cristais e cimento;

• Os compostos de magnésio são também aplicados na agricultura, como auxiliar condicionante da fotossíntese. O uso principal do metal é como elemento de liga com o alumínio, empregando-a para a produção de recipientes de bebidas, componentes de automóveis como aros de roda e maquinarias diversas. O magnésio também é usado para eliminar o enxofre do aço e ferro;

• Aditivo em propelentes convencionais;

• Agente redutor na obtenção de urânio e outros metais a partir de seus sais;

• O hidróxido ( leite de magnésia ), o cloreto, o sulfato ( sal de Epsom ) e o citrato são empregados em medicina, como laxante e antiácido;

• O pó de carbonato de magnésio ( MgCO3 ) é utilizado por atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso para eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos;

• O magnésio dimalato é considerado o melhor e mais natural suplemento de magnésio que existe, sendo muito utilizado por portadores de fibromialgia e atletas de alto rendimento, devido a seus benefícios na reconstrução muscular. Ele também é importante na absorção de nutrientes do organismo (principalmente do cálcio), junto com a Vitamina D e a Vitamina K e por isso é amplamente utilizado por pessoas com problemas nos ossos e dentes.

• Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia, bombas incendiárias e granadas de luz (flashbang).[5]

O Mg também é encontrado em alimentos como vegetais e cereais. Recentes pesquisas indicam o Magnésio como responsável por retardar o envelhecimento celular, além de ser responsável por inúmeras funções metabólicas intracelulares.

Magnésio e seu papel biológico

O magnésio é importante para a vida, tanto animal como vegetal. A clorofila é uma substância complexa de porfirina-magnésio que intervem na fotossíntese.

É um elemento químico essencial para o ser humano. A maior parte do magnésio no organismo encontra-se nos ossos e, seus íons desempenham papéis de importância na atividade de muitas coenzimas e, em reações que dependem da ATP. Também exerce um papel estrutural, o íon de Mg2+ tem uma função estabilizadora para a estrutura de cadeias de ADN e ARN.

Dependendo do peso e da altura, a quantidade diária necessária e recomendada varia entre 300 e 350 mg de magnésio elementar, quantidade que não pode ser obtida facilmente, visto que o magnésio deveria estar presente na maioria dos alimentos, principalmente, nas folhas verdes das hortaliças, nas sementes, nozes, leguminosas e cereais integrais.

Contudo, a agricultura intensiva e que visa apenas o lucro produz alimentos carentes neste mineral. Além disso, o solo brasileiro é muito pobre em magnésio, pois esse mineral é mais presente em países com solos vulcânicos. Como não temos vulcão no Brasil, o solo brasileiro é naturalmente pobre nesse sentido e com isso, os alimentos e a água também são.

O aumento na ingestão de cálcio, proteínas, vitamina D e álcool, bem como o estresse físico e psicológico aumentam as necessidades de magnésio.

A sua carência nos humanos pode causar: agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, perturbação da pressão sanguínea (tanto com hipertensão como hipotensão), insónia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia.

Essencial para a fixação correta do cálcio no organismo; a deficiência de magnésio pode causar endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas; sua carência pode causar descalcificação nos ossos (osteoporose).

Por ser um mineral tão importante para nossa vida, resolvemos nos aprofundar nos estudos sobre ele, seus tipos e benefícios e nos tornamos o primeiro site brasileiro com conteúdo EXCLUSIVO sobre magnésio, sendo uma referência em informações fidedignas sobre o mineral.

Bem vindo ao site Tudo Sobre Magnésio!