Descubra porque a falta de magnésio pode te levar à morte

arritmia cardíaca

Vamos falar sobre um mineral muito importante para nossa saúde e até para nos manter vivos que é o magnésio.
O magnésio é um mineral que está contido em todas as plantas, contido no mar, e nós precisamos muito dele.
Ele é responsável por mais de 350 reações químicas em nosso organismo, vamos falar onde ele é mais importante em nossa saúde.

COMO A GENTE OBTÉM O MAGNÉSIO?
Vocês já ouviram falar da nossa hemoglobina, que tem o ferro lá dentro, esse ferro é utilizado com toda estrutura da hemoglobina para poder transportar o oxigênio e o gás carbônico nos seres humanos.

Nas plantas eles também tem um elemento que fica na clorofila que serve para transportar o gás carbônico e o oxigênio, só que inverso, absorvem o gás carbônico para produção de oxigênio; nós somos ao contrário, absorvemos oxigênio e produzimos em gás carbônico no metabolismo.

A estrutura que fica na clorofila é o magnésio, paralelamente, o ferro fica na hemoglobina e o magnésio fica na clorofila. Por conta disso, a planta quando está crescendo absorve o magnésio do solo para poder ter uma eficiência melhor no seu transporte de gás carbônico.

Só que com o passar do tempo, a utilização de agrotóxicos, adubo ineficiente com baixo teor de magnésio, até porque no Brasil nosso solo é pobre desse nutriente, faz com que as plantas tenham uma quantidade insuficiente desse poderoso mineral.

Por outro lado podíamos absorver esse magnésio provido do mar, mas com o refinamento do sal retira-se o magnésio, para que ele fique mais soltinho e com boa aparência na embalagem. O sal integral ainda preserva-se parte desse magnésio, mas não é o suficiente.

Sabe-se que 80% da população ou mais no mundo é deficiente de magnésio e isso gera muitas consequências.

A FALTA DO MAGNÉSIO E COMPLICAÇÕES DE SAÚDE
A principal ação do magnésio é em nosso sistema cardiovascular, e como percebemos isso? Quando falta magnésio a pressão aumenta, a maioria das pessoas com arritmia não precisam de um anti-arrítmico, precisam de magnésio. Tem arritmia? Compensa primeiro fazer a suplementação com um bom magnésio, o mais indicado é o magnésio dimalato antes de ficar pensando em medicamento.

Vocês lembram do cantor Jair Rodrigues? Ele faleceu na sauna por falta de magnésio, quando suamos muito, gastamos muita energia em exercícios de alta intensidade, estamos estressados e não fazemos reposição, nosso corpo precisa ainda mais do mineral magnésio.

O magnésio também ajuda na vida sexual. Quem tem níveis de magnésio em dia, tem menos chance de ter problemas de disfunção sexual.

Enxaquecas podem ser por falta de magnésio, claro que existem outras causas, principalmente alimentar, alérgica e até emocional, mas da mesma forma que ele atua muito no sistema cardiovascular e a enxaqueca é vascular, a simples reposição de magnésio temos a possibilidade de melhorar a enxaqueca.

Convulsões, muita gente que repõe magnésio deixa de ter convulsões, às vezes até diminui as medicações até a retirada deles, neste casos é importante também a retirada do glúten, que é um dos maiores causadores de enxaquecas e convulsões etc.

Outras doenças como Mal de Parkinson pode melhorar com o uso de magnésio, diabetes, problemas articulares como artrites, artroses, bico de papagaio, dores na coluna, cálculos renais, fibromialgia principalmente está muito relacionado a deficiência de magnésio. Pessoas com calcificação na aorta, na carótida, em articulações, essas calcificações ou excesso de cálcio ocorrem por deficiência de magnésio. Porque quando repomos o magnésio, ele entrega o cálcio aonde precisa e retira da onde não precisa, então se você ainda repõe cálcio, é uma regra repor magnésio também, além da vitamina D3 e K2.

Outra ação muito importante do magnésio, é no sistema imunológico, você tem uma melhor eficiência quando está com os níveis adequados de magnésio.

COMO SABER SEUS NÍVEIS DE MAGNÉSIO NO ORGANISMO?
Exame de sangue não é o adequado para saber seus níveis de magnésio circulando, até porque a circulação dele é intracelular, ou seja, o resultado no exame de sangue provavelmente dará normal, portanto, não é fidedigno. Como falamos anteriormente, há necessidade de suplementar porque nosso solo é pobre em magnésio.

NÃO EXISTE EXCESSO DE MAGNÉSIO
Quando você tem um sistema renal funcionando bem, o excesso é jogado para fora do nosso organismo, ele não se acumula.

Espero ter esclarecido um pouco sobre a importância desse poderoso mineral, que não pode faltar na sua família, crianças a partir de 10 anos podem suplementar com magnésio dimalato, sempre procure um médico da saúde integrativa ou ortomolecular.

Um abraço!

Iza Fidalgo
Naturopata integrativa e vibracional
@ iza.fidalgo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *